Inverno, segundo a Medicina Chinesa
2) Ficar mais em casa/ manter corpo aquecido: ouça a batida do próprio coração, fique mais consigo mesmo.
3) Colocar as coisas em ordem: é um momento propício para arrumar gavetas, sentimentos, lembranças e colocar em ordem a própria vida.
O que devemos comer no inverno ???
O ideal para o inverno são alimentos quentes e mornos, de preferência cozidos, sopas e carnes, que promovam e mantenham o corpo aquecido. Evite saladas cruas e de natureza fria.
Abuse de Chás: ginseng, canela, cravo, erva-doce, capim-cidreira, gengibre.
Temperos recomendados: pimentas, alho, alho-poró, cebola, noz moscada, gengibre, coentro, salsa, cebolinha, curry…
Manter-se aquecido no inverno é muito importante para manter o corpo saudável. Bolsa quente em região abdominal e lombar, escalda pés, e agasalhar-se adequadamente são boas escolhas…
Pare de FUMAR – Dia Mundial de Combate ao Tabagismo!
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).
Quero chamar sua atenção para o fato de o Tabagismo estar sendo considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e precisa ser encarado como uma doença resultante da dependência da nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e comportamentos decorrentes do uso de substancias psicoativas. Partir deste principio já demonstra a necessidade urgente de intervenção e medidas de controle e tratamento, até porque a dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso do cigarro. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, sendo que o restante necessita tratamento específico, havendo hoje muitos tratamentos possíveis.
Como farmacêutica e acupunturista integro-me no grupo de profissionais de saúde envolvidos neste combate, sendo que venho aplicando um Programa Anti-tabagismo com métodos naturais e sem uso medicamentoso. Envolve acupuntura, eletroauriculopuntura, auriculoterapia, moxabustão e florais. Estes métodos agem de forma a possibilitar maior conforto no período de abstinência, reduzindo drasticamente a fissura e os outros sintomas físicos e emocionais decorrentes da síndrome de abstinência, que variam um pouco de pessoa para pessoa. É possível trabalhar os níveis de ansiedade e stress ,qualidade do sono, fissura e utilizando outras técnicas para acompanhamento é possível passar pelo processo de forma mais branda, confiante e equilibrada.
TOME UMA ATITUDE !!! SE DESEJA, PARE JÁ ! VENHA CONHECER COMO POSSO AJUDÁ-LO !!!
Fontes:
Consenso sobre abordagem e tratamento do fumante, elaborado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer)
http://www.inca.gov.br/tabagismo
http://www.who.int/tobacco/en/